Nossa História

Nossa História


           O Sicoob Credicarpa é uma das principais instituições financeiras do Alto Paranaíba, atuando como agente financeiro, ofertando produtos e serviços aos seus associados. A cooperativa, também, é vetor em diversas ações sociais nas cidades em que atua, levando apoio e desenvolvimento a sua localidade.
           Sua construção e crescimento se deu ao longo dos anos, sendo seu anseio central, a qualidade das atividades desempenhadas. Sua história iniciou-se no ano de 1992, período marcado por oscilações econômicas como a variação da inflação e pela crise em alguns produtos agropecuários, como café e leite, ambos de grande relevância na economia local e regional. Este cenário acabou desencadeando desarranjos financeiros entre os produtores comprometendo a liquidez financeira deles frente as obrigações contratadas.
Este período ainda foi marcado pela extinção da Minas Caixa, uma das instituições financeiras da região que apoiavam o desenvolvimento do agronegócio local estimulando, principalmente, o pequeno produtor rural.
           Em meio a este contexto, a Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba – Carpec, através de seus diretores Helder Costa Boaventura, José Maria dos Santos e Geraldo Braz de Queiroz, tiveram a iniciativa de buscar a constituição de cooperativa vinculada ao crédito rural na cidade, a fim, de criar uma instituição sólida e desse suporte a massa de agricultores e pecuaristas da cidade e seu entorno.
           Na construção desse ideal, os dirigentes da Carpec se muniram de conhecimento realizando diversas visitas a várias cooperativas de crédito, buscando referências para a constituição da entidade. Entre elas, a Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais – Crediminas, situada em Belo Horizonte- MG forneceu apoio e orientação necessária para a concretização da singular.
O próximo passo para construção da cooperativa, foi a mobilização de produtores rurais, os quais integrariam o grupo de fundadores, e compartilhariam o sonho e idealização da organização. Em 30 de outubro de 1992, foi composta uma comissão organizadora, sendo esta integrada por Helder Costa Boaventura, Hamilton José Pinto e José Maria dos Santos, para a constituição da cooperativa de crédito rural e sua então filiação ao Sicoob Central Crediminas.
           Em 17 de novembro de 1992, foi realizada a assembleia de constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Carmo do Paranaíba Ltda – Sicoob Credicarpa, com 22 sócios fundadores, sendo eles: Helder Costa Boaventura, Darci dos Reis Carneiro, José Lázaro Borges, Antônio Celso da Silva, Fausto Lúcio Ferreira de Castro, Hamilton José Pinto, José Donizeti Soares, José Maria dos Santos, Luiz Flávio de Azevedo, Newton Alves de Oliveira, Tarciso Antônio de Andrade, Marcos Teixeira, Tarciso Ferreira Costa, Tsuyoshi Shimosaka, Ana Maria Menezes Mendonça , Anselmo Boaventura da Silva, Antônio Alves de Oliveira, Charles Wagner Ferreira da Silva, Geraldo Braz de Queiroz, Joaquim Tobias, Milton Garcia Azevedo e Valdir André da Silva. Em janeiro do ano seguinte, houve homologação junto ao Banco Central do Brasil, da ata de constituição da cooperativa, autorizando seu funcionamento. 
           O atendimento ao público começou em junho de 1993, em espaço e mobiliário cedido pela Carpec para que a recém constituída cooperativa de crédito pudesse operar. Esta parceria gerou bons frutos e segue até a atualidade sobre diversas formas e projetos.
O crescimento do Sicoob Credicarpa veio por meio de sua organização e trabalho árduo gerando resultados. Em 08 de junho de 2001, a cooperativa inaugurou sua sede própria no centro de Carmo do Paranaíba, situada a Avenida Aristides de Melo, n° 135. Este foi momento de grande alegria para todos os funcionários e cooperados, sendo forma de agradecimentos a todos pela confiança no empreendimento deste projeto.
           Em 2004, houve a incorporação das agências de Rio Paranaíba e Arapuá, ambas vinculadas a extinta Credirio. A cooperativa seguiu crescendo, avançando sua área de atuação, demonstrando solidez e expertise no atendimento de seus associados. Em 2005, a singular passou por outro marco, no qual ela transformou-se em cooperativa de livre admissão, deixando de atuar exclusivamente no crédito rural, ofertando linhas de crédito e produtos a todas as classes e setores de atuação.
           Durante o ano de 2006, o Sicoob Credicarpa inaugurou um posto de atendimento (PA) no distrito de Quintinos, pertencente ao município de Carmo do Paranaíba-MG visando levar comodidade e atendimento qualificado aos associados da localidade. Em 2014, a cooperativa passou pela implantação da governança corporativa, neste período, houve uma atenção especial a profissionalização dos diretores da instituição. Isto promoveu ótimos resultados, com adoção de boas práticas em seus processos internos.  
Com o intuito de melhor atender seus cooperados, em 2019, Carmo do Paranaíba recebeu uma nova agência, situada à Avenida João Batista, n° 299, em uma localização estratégica e com uma equipe de profissionais prontos para prestar atendimento qualificado, com agilidade e conforto aos associados.
           Ao longo de sua evolução, o Sicoob Credicarpa priorizou a constituição de ações que promovessem desenvolvimento e crescimento social, pessoal e profissional.  Desta forma, durante todos estes anos, foram realizados inúmeros projetos sociais, dentre eles, destacam-se:  concursos de redação nas escolas de ensino público; cursos de informática para os filhos de cooperados; cafés da manhã com cooperados com direito à aferição de pressão e teste de glicemia; cursos de fabricação de doces; distribuição de cadernos para as crianças das escolas municipais; programa balde cheio; cursos de idiomas; doações de fraldas geriátricas para a Vila Vicentina, patrocínio aos esportistas e aos eventos da região; consultorias para associados pessoas jurídicas com apoio do Sebrae. Através do seminário de empreendedorismo buscamos promover palestras, também em parceria com o Sebrae, que disseminem a semente do espírito empreendedor junto a jovens e adultos.
           Outra iniciativa junto as crianças e jovens da região, é Credicarpaeduc, parceira estabelecida entre a cooperativa e Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, a qual através de material didático, gincanas e aulas que estimulam diversão e a criatividade, os alunos aprendem sobre história do cooperativismo, seu significado, os valores e ideais e importância da cooperação para um vida em sociedade.
           A cooperativa participa anualmente, das atividades relacionadas ao “Dia de Cooperar” (DIA C), movimento voluntariado, criado em 2009 pelo Sistema Ocemg. Neste dia, os funcionários da cooperativa se envolvem em ações voluntárias para a realização de projetos que beneficiem instituições com fundo social.Todos estes projetos foram apoiados para reforçar o compromisso da cooperativa com a comunidade, levando a todos a verdadeira essência do cooperativismo.
           E assim, a cooperativa tem se consolidado ano após ano e hoje tem o orgulho de ser uma instituição financeira que tem o propósito de proporcionar aos associados e clientes uma experiência financeira única atrelada ao compromisso de gerar o desenvolvimento sustentável da comunidade.
           Para o Sicoob Credicarpa, o cooperativismo é instrumento gerador de oportunidades, pois através dele, podemos levar valores diferenciados aos cooperados, promover o desenvolvimento das comunidades que nos acolheram e proporcionar a alternativas financeiras mais justas.
 
Convidamos você não apenas para conhecer nossa história, mas para você fazer parte dela, venha cooperar com a gente!
Sicoob Credicarpa. Faça parte!